CORRENDO POR AMOR

CORRENDO POR AMOR

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A corrida e as complicações de um tempo sem ela!



É amigos resolvemos fazer esses post por todas as dificudades que estamos sentindo ao voltar a correr após um tempo parado.


Ficamos por quase 3 meses parados e mesmo depois de quase um ano de treinos inimterrupidos sentimos como se estivessemos novamente começando.


Eu, gustavo, principalmente que voltei a treinar forte tenho sentido o peso dessa parada.


Faz 15 dias que voltei com os treinos utilizando planilhas de 10k e tenho tido ótimo resultados em relação ao cardio-respiratorio, apesar de certo cansaço já esperado e suportado, até a musculatura em geral tem se comportado bem, mas tenho sentido muito a velha canelite, ou para os mais conhecedores periostite medial da tibia.


Para aqueles que iniciam a corrida aqui vai alguns esclarecimentos. Canelite é o nome popular da Síndrome de Estresse do Medial Tibial ou Periostite Medial de Tíbia, que é uma inflamação do principal osso da canela, a tíbia, ou dos tendões e musculos da Tibia, podendo se tornar fratura por estresse. É comum em atletas que praticam futebol, tênis, ciclismo, CORRIDA e ginástica olímpica. Em termos mais simples é uma dorzinha chata na parte interior da canela que atrapalhe e chateia e muito os treinos e a corrida em si.





Muitos desistem do esporte ao sentir essa dor e aqui falo por experiência prórpia que já tive essa dor antes ao começar a correr, a dor passa!
O dificil muitas vezes é persistir até a superação que não demora, mas muitas vezes se faz inpedida pelo desanimo que a propria lesão proporciona.


Use gelo e antiinflamatórios não esteróides no começo da inflamação. Então trabalhe a flexibilidade: alongue antes e depois do exercício. Deite-se de costas com um pé no ar. Coloque uma toalha em volta da sola do seu pé, e puxe com a sua mão esquerda para trazer os dedos do pé para baixo e para a esquerda, o que irá alongar os músculos à direita.

Também massageie gentilmente o músculo respeitando sua tolerância à dor podendo utilizar um antiinflamatório tópico nessa massagem. Use gelo alternando com calor úmido... então submeta a musculatura à amplitude total de movimento. Use antiinflamatórios não esteróides.

O uso de Palmilha ortopédica pode auxiliar o tratamento.

Aqui deixo meu depoimento pra os que iniciam, não desitam com qualquer dor, tratem e persistam na corrida porque em poucos momentos em minha vida tive satisfação igual a estar correndo e completar provas de corrida, fazendo com que cada dor, cansaço e esforço sejam justificados e compensados. Além disso uma dor passageira não pode atrapalhar uma atividade fisca que te dará benefícios pra toda sua vida!!

9 comentários:

  1. Valeu Gustavo. Importante ressaltar que o tênis correto para o seu tipo de pisada também ajuda a prevenir essa lesão (e muitas outras). Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Gustavo e Karla,
    Obrigada pelo post no meu blog, fiquei muito feliz e principalmente por estar fazendo novos amigos com o mesmo objetivo.
    Desejo a vcs muita sorte e persistência nesse novo começo de treinos, como sou iniciante na atividade sei bem o que vcs estão passando.
    Bjos,
    Daniela
    www.correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gustavo e Karla é amigos a volta é dificil mesmo, mais com certeza vcs são unidos e tirarão esta de letra.
    Bom post aqui informado, parabéns!!!
    Bom carnaval e bons treinos.

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  4. muito bom esse post.

    valeu!

    nadais
    http://corredorderua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. 08 de março. Parabéns a você Karla que além de tudo ainda arruma um tempo para correr.
    Que o dia Internacional da Mulher continue sendo um dia de inspiração para um mundo melhor, mais igualitário, mais responsável, onde a preocupação com o outro esteja presente no mesmo patamar que a preocupação com si mesmo.
    O sonho de um mundo onde as melhores características das mulheres prevaleçam, mesmo sabendo que para isso ainda serão necessários muitos passos. Um grande abraço, a admiração e o respeito da Equipe Baleias nesse Dia.

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo das corridas, Gustavo. Tudo bem com vcs? Me desculpe, mas a msg hj não é pra ti, amigo. E sim pra Karla. Como pra todas as mulheres de nossas vidas. Afinal, as mulheres são a mais doce inspiração em nossas vidas. Sejam mães, amigas, irmãs de fé, companheiras, divas... exemplos! Vcs cativam a todos nós homens pelo coração.
    Carinho enorme em tua alma, Karla & Cia.
    Abração pra ti, Gustavo...
    Everton

    PS.: No www.vancouverolimpica.blogspot.com deixei uma singela homenagem a todas as campeãs da vida!

    ResponderExcluir
  7. O importante é que esta havendo um novo começo. Isto é o que importa, recomeçar... Alguma parte mais sensivel no corpo todos temos uns mais outros menos. Considero o reforço muscular em academia um grande aliado na eliminação de sintomas de dor. Aconteceu comigo. Santa Academia... Um grande abraço e, parabens. eduardo

    ResponderExcluir
  8. Olá, Gustavo e Karla.

    Estamos dando uma passadinha em seu blog para dizer que está tudo pronto para receber os atletas que participarão de mais uma edição do MOUNTAIN DO Costão do Santinho em Florianópolis, nos próximos dias 2, 3 e 4 de abril. Neste ano tivemos recorde de inscrições, com 133 equipes num total de 1012 corredores.
    Queremos agradecer o carinho de todos os participantes e também convidar os leitores do blog para participarem de nossos próximos eventos. Fiquem ligados!

    Gerson dos Santos
    Depto Marketing MOUNTAIN DO
    www.mountaindo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo Blog de vcs....estaremos colados em vc......
    Esperamos a visita de vcs no nosso blog..
    Abcs e bons treinos

    ResponderExcluir

Counter
Best Buy com