CORRENDO POR AMOR

CORRENDO POR AMOR

sábado, 1 de agosto de 2009

Manual de BOA CONDUTA das Corridas

Na edição de julho da Revista Contra o Relógio achamos muito interessante a matéria que fala sobre como correr com educação. Não é raro nos depararmos com situações desagradáveis e corredores que não tem uma boa conduta e cordialidade durante as corridas e os trinos. Vamos colocar aqui algumas e acrescentar outras que também achamos importantes.




- Empurra-empurra na saída: Procure largar na baia ou local compatível com seu nível de performance.

- Correndo em grupo: Se estiver em grupo, procure não formar uma barreira correndo lado-a-lado congestionando a passagem.

- Jogando fora o copinho: Tomou água? Cuidado na hora de jogar o copinho fora. Muitas vezes ele não está totalmente vazio e pode machucar um corredor que vem ao lado ou atrás. Procure espaço e jogue num lugar adequado.

- Parada repentina: Jamais pare bruscamente. Se quiser parar por algum motivo (amarrar o tênis ou mesmo se não estiver se sentindo bem e quiser andar um pouco), faça um sinal com um dos braços e saia aos poucos de lado, para um local de pouca concentração de pessoas.

- Ultrapassando pessoas: Se estiverem prejudicando sua passagem, peça licença e passe cuidadosamente. Se a pessoa estiver com fone de ouvido, faça tudo com o maior cuidado, tocando gentilmente nas costas ou ombros da pessoa para que ela possa lhe dar passagem, sem se assustar.

- Tangenciar sim, cortar não!: Tudo bem que as regras da corrida mandam tangenciar o percurso, mas subir na calçada ou cortar pela grama é algo completamente absurdo. Não faz parte do percurso da prova.

- Correndo sem número: Entrar numa prova sem ter feito a inscrição dispensa comentários.

- Correndo com a inscrição do outro: Idem. Acho que as provas deveriam prever a transferência para outra pessoa no caso de doença ou impossibilidade de correr.

- Cuidado com fones de ouvidos: Preste muita atenção em tudo à sua volta, lembre que pode ter uma ambulância atrás de você tentando passar para atender alguém que está passando mal.

- Respeito às mulheres: Não tem nada mais desagradável do que cantadas, gracinhas e palavras ofensivas em relação ao público feminino. Gentileza é sempre bem vinda.

- Ajuda para quem precisa: Se perceber que alguém está passando mal na corrida ofereça sempre ajuda. Sua assistência pode custar uma vida. Procure um staff da prova para que a pessoa possa ser atendida o mais rápido possível.

Espero que vocês gostem desse Manual e divulguem também para que as corridas sejam sempre momentos agradáveis de confraternização, superação e muita EDUCAÇÃO.

4 comentários:

  1. Com alegria recebemos a visita de vocês no blog dos Baleias. Eu e o Wuneni, que dos Baleias somos os que mais gostam de maratonas, também somos advogados. Temos escritórios distintos em Belo Horizonte. João Pessoa está na lista de visita. Minha esposa já conheceu, mas falta ainda eu e meus filhos para conferir um famoso por do sol aí ao som do Bolero de Ravel. Não é isso!! Quem sabe não aparecem aqui para a Volta da Pampulha. Estou tentando convencer o pessoal da Acorja, mas a distância (18 km) é pequena para eles.
    Foi mesmo uma satisfação o contato, tenham certeza. Amanhã faço 19 anos de casamento com a Rose. Essa data combina com o blog de vocês.
    Sobre a educação nas provas, eu tento sempre não jogar um copo sequer no chão, mas a própria organização na maioria das vezes não ajuda!!
    Fiquem com o abraço dos seus novos amigos de Belo Horizonte!

    Miguel Delgado

    ResponderExcluir
  2. Legal esse texto...só discordo um pouco sobre o fato de correr sem número... As provas agora andam custando um preço de arrancar a pele... e sendo as corridas uma festa do povo...desde que os não inscritos corram de maneira educada e sem atrapalhar...nada contra...afinal eles já são penalizados por não ganhar medalha e camisetas...risos
    Olha seu blog esta muito bom continuem assim e não deixem de me visitar de vez em quando...risos
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Gustavo e Karla muito bem colocado aqui este post e espero que muitos corredores passam por aqui e leiam este texto, pois o que tenho visto em muitas provas é que tem muitos corredores mal educados mesmo.
    Pois como a corrida virou moda e tem crescido assustadoramente e com isso nós vemos muitos absurdo que acontece nas provas, mas vamos nos unir para aqueles corredores mal educados se eduquem.

    Desejo ao casal sucessos nas corridas,

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. OI TO PASSANNU POR AQUI, I GOSTEI DI MAIS QUI EU VOU FICAR POR AQUI CO CES.GENTI COMO U SEU BROG E BUNITIM DI MAIS ;VO TA SIGUINO OCES;TABOM; FICAM COM DEUS FELICIDADE PROCES.TUDIM DI BOM BONS TREINO E BOAS CORRIDAS ;

    EU JA TAVA ISQUECENU SI OCES SIGUI EU VO FICA FELIZ DIMAIS

    ResponderExcluir

Counter
Best Buy com